Bombas Prediais

O que são bombas Prediais para condomínios?

O primeiro passo é entender quais os tipos existentes de bombas prediais, e suas respectivas funções.

Vale ressaltar que a presença dessas bombas d’águas dependerá da necessidade de cada condomínio, em outras palavras seja ele horizontal ou vertical.

Por exemplo, condomínios horizontais, nem sempre precisam de bombas de recalque para levar águas aos reservatórios, já que cada casa tem sua caixa d’água. E além disso às vezes, condomínios verticais têm garagem subterrânea, mas nem sofrem com inundações, e que descartaria a instalação de bombas de drenagem de água.

Outro ponto relevante é que, basicamente, as bombas funcionam a partir de dois sistemas: hidráulico e elétrico. A parte hidráulica contempla válvulas, registros, tubulações e conexões específicas. Já a parte elétrica diz respeito ao quadro de comando, que portanto aciona o motor das bombas d’água automaticamente.

Por que ter um eficaz sistema de bombeamento predial?

A bomba d’água é peça condicional desses sistemas. Então elas é que são responsáveis por vencer a altura, distância, e também proporcionam a vazão e pressão ideal para torneiras do prédio. Mas, além disso de escolher o tipo certo de motobomba para seu condomínio, é importante dimensionar sua aplicação, para isto foque nos seguintes pontos:

  • Local de Instalação – Normalmente prédios  comerciais ou residenciais separam esse tipo de equipamento em áreas no subsolo. No caso da bomba de água para condomínio é fundamental então mantê-la longe da umidade, do calor e deixar um espaço para o ventilador no fundo da máquina.
  • Serviço que Realizará – Em condomínio verá que mais de uma bomba é utilizada (para águas de chuva, sistemas de incêndio, para piscinas, etc), então lembre que não poderá usar apenas uma motobomba para todas essas atividades.
  • Altura Monométrica – Trata-se da distancia que aponta a quantidade de energia usada no transporte de líquidos de um poço para um reservatório suspenso (caixa d’água). A partir desse cálculo saberá qual tipo de bomba deve ser utilizada.
  • Consumo de Energia – Escolher máquinas que tenham selo de bom desempenho energético é o recomendado.
  • Vazão – Refere-se ao volume de água que passará pela tubulação versus o tempo que se gasta até o reservatório final.

Bombas mais comuns em Prédios

  • Recalque
  • Pressurização
  • Drenagem. 
  • De Piscina. 
  • Bombas de incêndio.

Os problemas que mais atingem as bombas hidráulicas se dão em função da sua inatividade além disso excesso de uso ou falta de manutenção.

fotografia de baixo ângulo de dois arranha-céus brancos

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *