Bomba Pressurizadora

Tipos de pressurizadores e como funcionam

pressurizador é uma espécie de bomba que tem como finalidade aumentar a pressão da água, possibilitando uma maior vazão nos pontos de consumo, como as torneiras e os chuveiros. Além de potencializar a pressão e o fluxo da água, ele também é responsável por realizar a distribuição ou transferência de um ponto para o outro. Ou seja, dessa forma, você consegue utilizar torneiras e chuveiros ao mesmo tempo, sem ter problemas de vazão com algum dos aparelhos.

Existem três tipos de comuns de pressurizadores e cada um é responsável por acionar a pressão de água de maneiras diferentes. São eles:

Fluxostato:

Ideal para quando a pressão da água é baixa em apenas um ponto, esse tipo de pressurizador possui um sensor que ativa o funcionamento da bomba apenas quando houver fluxo de água.

Ou seja, quando um ponto de consumo é aberto, ocorre a passagem de água pelo fluxostato e, neste momento, ele emite um sinal para que a bomba seja acionada. Quando o ponto de consumo é fechado, o fluxostato corta a alimentação, fazendo a bomba desligar.

Esse tipo de pressurizador pode ser instalado apenas acima do ponto de consumo de necessita de maior pressão, caso contrário, ele não funcionará.

Pressostato

Esse sistema mantém a pressão constante na rede hidráulica durante todo o tempo, havendo ou não o consumo.

Dessa forma, sempre que houver queda da pressão, o sistema é acionado até atingir a vazão ideal, e se desliga automaticamente quando a pressão é restabelecida.

Uma grande vantagem desse pressurizador, é que ele pode ser instalado tanto acima quanto abaixo do ponto dos pontos de consumo que serão atendidos.

Inversor de frequência

Esse tipo de pressurizador controla a pressão da água de maneira inteligente, mantendo-a sempre constante.

Assim como o pressostato, os sistemas controlados por inversores de frequência também mantêm a rede com pressão durante todo o tempo, no entanto, a bomba possui uma rotação variável que trabalha para atender somente a demanda necessária.

Ou seja, quando não há grande necessidade de vazão, a rotação é menor, proporcionando, dessa forma, uma ótima economia de energia.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *